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Este artigo apresenta um trabalho de observação desenvolvido através de visitas em instituições que integram a pessoa com deficiência em atividades físicas e do cotidiano, foram realizadas nas cidades de Campina Grande e João Pessoa nos seguintes locais: EDAC (Escola de Áudio comunicação) Rua Professora Eutécia Vital Ribeiro – Catolé Campina Grande, PB. FUNAD (Fundação Centro Integrado Apoio Portador Deficiência) Rua João Teixeira de Carvalho, s/n, Pedro Gondim, João Pessoa – PB. IC (Institutos dos Cegos) Rua João Quirino, Nº 33 - Bairro: Catolé - Campina Grande, PB. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo descritiva, com abordagem qualitativa a partir de relatos dos participantes dos órgãos supracitados. O presente estudo descreve e explica as observações realizadas nestes órgãos durante o período da visita como forma de entender o papel de cada um deles na integração do deficiente em atividades físicas, colaborando assim para atividades diárias, qualidade de vida, além de qualificar alguns integrantes para o esporte de rendimento. Podemos observar que durante a visita a quantidade de deficientes auditivos presente obteve o maior percentual com 48,1% inseridos em vários tipos de atividades, logo em seguida está a deficiência visual com 39,1%, a deficiência intelectual com 7,7% e pôr fim a motora com 5,1%. |
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