UEPB - Repositório Digital

Os desafios da Educação Física no contexto atual: Sua relevância e colaboração no processo de inserção da pessoa com deficiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Douglas Fabiany Mendes da
dc.date.accessioned 2018-12-18T14:57:27Z
dc.date.available 2018-12-18T14:57:27Z
dc.date.issued 2018-06-18
dc.identifier.other CDD 613.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17868
dc.description SILVA, D. F. M. da. Os desafios da Educação Física no contexto atual: Sua relevância e colaboração no processo de inserção da pessoa com deficiência. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo apresenta um trabalho de observação desenvolvido através de visitas em instituições que integram a pessoa com deficiência em atividades físicas e do cotidiano, foram realizadas nas cidades de Campina Grande e João Pessoa nos seguintes locais: EDAC (Escola de Áudio comunicação) Rua Professora Eutécia Vital Ribeiro – Catolé Campina Grande, PB. FUNAD (Fundação Centro Integrado Apoio Portador Deficiência) Rua João Teixeira de Carvalho, s/n, Pedro Gondim, João Pessoa – PB. IC (Institutos dos Cegos) Rua João Quirino, Nº 33 - Bairro: Catolé - Campina Grande, PB. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo descritiva, com abordagem qualitativa a partir de relatos dos participantes dos órgãos supracitados. O presente estudo descreve e explica as observações realizadas nestes órgãos durante o período da visita como forma de entender o papel de cada um deles na integração do deficiente em atividades físicas, colaborando assim para atividades diárias, qualidade de vida, além de qualificar alguns integrantes para o esporte de rendimento. Podemos observar que durante a visita a quantidade de deficientes auditivos presente obteve o maior percentual com 48,1% inseridos em vários tipos de atividades, logo em seguida está a deficiência visual com 39,1%, a deficiência intelectual com 7,7% e pôr fim a motora com 5,1%. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Anny Sionara Moura Lima Dantas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Atividade física pt_BR
dc.subject Integração pt_BR
dc.subject Pessoa com deficiência pt_BR
dc.title Os desafios da Educação Física no contexto atual: Sua relevância e colaboração no processo de inserção da pessoa com deficiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta