Resumo:
O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gonzaga Burity, que fica localizada na cidade de Ingá, na Paraíba. A pesquisa foi feita com cinquenta alunos que estavam divididos em três turmas do 3° ano do ensino médio. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, através da realização de questionários pré-teste (antes da aplicação dos jogos) e pós-teste (após o termino de cada jogo). Objetivou utilizar metodologia lúdica para o ensino de Zoologia no ensino médio, a fim de comprovar a importância de sua aplicação como forma de auxiliar professores e alunos no processo ensino-aprendizagem através de aulas mais dinâmicas, contribuindo para o aumento de interesse e desempenho dos alunos na disciplina. Os resultados encontrados apontam que uma aula prática, que utilize estratégias como jogos educativos, aprendizagem cooperativa, vídeos e charges, pode melhorar a qualidade do ensino ofertado, como foi observado nesse trabalho, a partir dos testes aplicados. Houve o aumento significativo no número de acerto das questões especificas de cada conteúdo abordado através atividades lúdicas, alcançando um aumento no rendimento dos alunos em algumas questões, alcançando 74% no jogo Quinteto dos Invertebrados, 100% Tabuleiro dos Vertebrados e 80% no jogo da memória. Além de melhorar no conhecimento dos alunos sobre os conteúdos de Zoologia a metodologia lúdica proporcionou aos alunos um momento de descontração e diversão o que fez com que fosse bem aceita por grande maioria dos alunos.
Descrição:
SANTOS, I. O uso de jogos para o ensino de zoologia em turmas do Ensino Médio, no município de Ingá, PB. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.