UEPB - Repositório Digital

O uso de jogos para o ensino de zoologia em turmas do Ensino Médio, no município de Ingá, PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Ingrid
dc.date.accessioned 2018-12-18T15:01:13Z
dc.date.available 2018-12-18T15:01:13Z
dc.date.issued 2018-06-07
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17876
dc.description SANTOS, I. O uso de jogos para o ensino de zoologia em turmas do Ensino Médio, no município de Ingá, PB. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gonzaga Burity, que fica localizada na cidade de Ingá, na Paraíba. A pesquisa foi feita com cinquenta alunos que estavam divididos em três turmas do 3° ano do ensino médio. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, através da realização de questionários pré-teste (antes da aplicação dos jogos) e pós-teste (após o termino de cada jogo). Objetivou utilizar metodologia lúdica para o ensino de Zoologia no ensino médio, a fim de comprovar a importância de sua aplicação como forma de auxiliar professores e alunos no processo ensino-aprendizagem através de aulas mais dinâmicas, contribuindo para o aumento de interesse e desempenho dos alunos na disciplina. Os resultados encontrados apontam que uma aula prática, que utilize estratégias como jogos educativos, aprendizagem cooperativa, vídeos e charges, pode melhorar a qualidade do ensino ofertado, como foi observado nesse trabalho, a partir dos testes aplicados. Houve o aumento significativo no número de acerto das questões especificas de cada conteúdo abordado através atividades lúdicas, alcançando um aumento no rendimento dos alunos em algumas questões, alcançando 74% no jogo Quinteto dos Invertebrados, 100% Tabuleiro dos Vertebrados e 80% no jogo da memória. Além de melhorar no conhecimento dos alunos sobre os conteúdos de Zoologia a metodologia lúdica proporcionou aos alunos um momento de descontração e diversão o que fez com que fosse bem aceita por grande maioria dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adrianne Teixeira Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Zoologia pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.title O uso de jogos para o ensino de zoologia em turmas do Ensino Médio, no município de Ingá, PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta