UEPB - Repositório Digital

Trigonometria e calculadora científica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Alexandre Nelson de Castro
dc.date.accessioned 2018-12-18T15:01:45Z
dc.date.available 2018-12-18T15:01:45Z
dc.date.issued 2018-06-08
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17877
dc.description SOUSA, A. N. de C. Trigonometria e calculadora científica. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O nosso Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado a partir do feito no projeto de extensão na UEPB, durante dois anos, este realizado na E.E.E. F Ademar Veloso Silveira localizada em Campina Grande – PB.No dia dezesseis de novembro de dois mil e dezesseis. Tivemos como primeiro objetivo a apresentar a calculadora científica aos estudantes como também a verificar a rápida assimilação dessa ferramenta tecnológica e que a calculadora não representa um obstáculo para o aprendizado dos alunos. Após a sua apresentação foi aplicado um exercício de fixação individual, que tinha como finalidade a familiarização no uso da calculadora científica. Após uma breve revisão sobre triângulo retângulo foi aplicado uma atividade em dupla e em trio onde utilizamos a técnica de painel integrado. Atividade esta composta de seis problemas, que tinha por finalidade avaliar o desempenho dos alunos com a utilização dessa nova ferramenta e suas habilidades na resolução de problemas com dados reais. Por fim foi realizada uma avaliação da aceitação dessa ferramenta através de um questionário. Ao analisarmos todas as atividades desenvolvidas os resultados obtidos foram os seguintes: Cerca de 80% dos alunos acertaram as questões do exercício de fixação, nos problemas de aplicação a média de acertos caiu para 30%, no questionário de avaliação da aceitação desse modelo da aula, cerca de 90% avaliaram o projeto como ótimo. Com estes resultados constatamos que, mesmo, a maioria dos alunos, nunca havendo utilizado uma calculadora, estes consideraram fácil a sua utilização e se familiarizaram rapidamente com essa ferramenta. Assim concluímos que a ferramenta calculadora científica pode e deve ser utilizada na sala de aula de Matemática, pois esta não se caracteriza como obstáculo ao ensino-aprendizagem, sendo rápida sua aceitação e familiarização por parte dos alunos, que encontraram dificuldades na parte conceitual da Matemática e não na utilização da calculadora. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Maria de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Calculadora científica pt_BR
dc.subject Trigonometria pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title Trigonometria e calculadora científica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta