Resumo:
A história das ciências surgiu bem antes do conhecimento que se tem atualmente, ela foi construída levanto em consideração os aspectos culturais, sociais e filosóficos, e nasceu em épocas que o homem não tinha o domínio nem o conhecimento próprio de suas ações sobre a ciência, ela partiu da criação de utensílios domésticos, tinturas, medicamentos caseiros, Ela traz informações essências para o desenvolvimento de um pensamento crítico acerca dos aspectos históricos, filosóficos e epistemológicos, que são poucos explorados em salas de aula. Entender como a química evoluiu, levando em consideração as questões políticos, sociais, econômicos, religiosos são fatores importantes para entender como o conhecimento químico foi constituído evoluindo ao longo do tempo. Esta pesquisa tem por objetivo relatar alguns dos aspectos históricos sobre a abordagem da temática História da Química reportados na Literatura científica, o presente estudo trata-se de uma pesquisa estado da arte, para a elaboração foram analisados 7 artigos científicos indexados do X ENPEC do ano de 2015. O estudo analisou as abordagens e importância da História das Ciências para o ensino e aprendizagem de Química, mais especificamente no ensino básico. Os resultados mostraram que o tema é pouco trabalho no ensino básico e na formação de professores. No entanto, os trabalhos analisados destacaram a relevância da abordagem da História das Ciências no ensino básico para a contribuição do desenvolvimento do conhecimento crítico do aluno e na formação continuada de professores de Química.
Descrição:
BARBOSA, C. D. A História da Química: Alguns relatos reportados nas pesquisas científicas do X ENPEC. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.