UEPB - Repositório Digital

A experimentação alternativa como ferramenta auxiliar no processo de ensino dos conceitos de eletroquímica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Ruan Michel Alves
dc.date.accessioned 2018-12-18T15:43:46Z
dc.date.available 2018-12-18T15:43:46Z
dc.date.issued 2017-07-25
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17922
dc.description BARBOSA, R. M. A. A experimentação alternativa como ferramenta auxiliar no processo de ensino dos conceitos de eletroquímica. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Em tempos atuais, o ensino de Química tem exigido dos professores novas propostas metodológicas que promovam a transmissão de conhecimento de forma prática e dinâmica. O uso da experimentação alternativa se configura como um meio de contribuir principalmente para a progressão do conhecimento científico dos alunos, além de tonar as aulas mais dinâmicas, atrativas, motivadoras, desenvolver o pensamento crítico e promover uma aprendizagem significativa. Assim, para atingir tais propósitos educacionais, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar uma proposta didática para o conteúdo de eletroquímica, a partir da utilização de um tema gerador, fazendo o uso da experimentação alternativa, com alunos do segundo ano médio de uma escola pública de Aroeiras - PB. Trata- se de uma pesquisa quantitativa qualitativa, desenvolvida com 51 alunos, em aulas na própria instituição de ensino. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário para a análise e avaliação do uso da experimentação alternativa e do tema gerador de conhecimento. A análise feita nas questões objetivas foi colocada em gráficos e da descritiva foi tabelada segundo o método de Bardin, para as interpretações e discussões. Os resultados apresentados revelam a importância da utilização da experimentação química alternativa em escolas que não dispõem de laboratório e da valorização de propostas metodológicas que utilizam diversos métodos educacionais, como a introdução de um tema gerador e de recursos audiovisuais, e despertam o senso crítico dos alunos, a motivação e o interesse pelos estudos químicos e científicos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Atividades experimentais pt_BR
dc.subject Experimentação alternativa pt_BR
dc.subject Eletroquímica pt_BR
dc.title A experimentação alternativa como ferramenta auxiliar no processo de ensino dos conceitos de eletroquímica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta