UEPB - Repositório Digital

Reflexões de professores em formação inicial sobre a avaliação no ensino de Química na Educação Básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Daniel Brito
dc.date.accessioned 2018-12-18T15:44:08Z
dc.date.available 2018-12-18T15:44:08Z
dc.date.issued 2017-08-07
dc.identifier.other CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17923
dc.description BARBOSA, D. B. Reflexões de professores em formação inicial sobre a avaliação no ensino de Química na Educação Básica. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A equação que relaciona diretamente a avaliação da aprendizagem com a reflexão sobre o cumprimento dos objetivos delineados no projeto político- pedagógico para uma turma é demonstrada nesse trabalho. A avaliação da aprendizagem é imprescindível à prática docente porque há a necessidade de identificar as fragilidades que surgem ao longo do ano letivo para as superar. Sendo assim faz-se importante pesquisar sobre como os alunos concluintes dos cursos de formação inicial de professores compreendem a avaliação no contexto do uso dos instrumentos de avaliação. Nessa conjuntura o objetivo desta pesquisa foi verificar a compreensão dos alunos do oitavo período do curso de Licenciatura em Química, concluintes do período 2016.2 da UEPB, sobre o tema: ―avaliação no ensino de Química da educação básica‖. A metodologia foi de natureza qualitativa. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 14 alunos do oitavo período do curso de Licenciatura em Química da UEPB. O aporte teórico desta pesquisa foram os referenciais de Luckesi(2006), Libâneo(1994), Hoffman(2001), Bachelard (1996), (2009) e Henning (1998). Os resultados da pesquisa apontaram que haviam sujeitos que compreendiam a prova como uma forma de coletar dados, enquanto outros apontaram que a avaliação deve acontecer através de instrumentos diversificados. À guisa de considerações finais são tangenciadas a interdisciplinaridade e a contextualização dos conceitos químicos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Instrumentos de avaliação pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.title Reflexões de professores em formação inicial sobre a avaliação no ensino de Química na Educação Básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta