dc.contributor.author |
Barbosa, Daniel Brito |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-18T15:44:08Z |
|
dc.date.available |
2018-12-18T15:44:08Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-07 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.27 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17923 |
|
dc.description |
BARBOSA, D. B. Reflexões de professores em formação inicial sobre a avaliação no ensino de Química na Educação Básica. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A equação que relaciona diretamente a avaliação da aprendizagem com a reflexão sobre o cumprimento dos objetivos delineados no projeto político- pedagógico para uma turma é demonstrada nesse trabalho. A avaliação da aprendizagem é imprescindível à prática docente porque há a necessidade de identificar as fragilidades que surgem ao longo do ano letivo para as superar. Sendo assim faz-se importante pesquisar sobre como os alunos concluintes dos cursos de formação inicial de professores compreendem a avaliação no contexto do uso dos instrumentos de avaliação. Nessa conjuntura o objetivo desta pesquisa foi verificar a compreensão dos alunos do oitavo período do curso de Licenciatura em Química, concluintes do período 2016.2 da UEPB, sobre o tema: ―avaliação no ensino de Química da educação básica‖. A metodologia foi de natureza qualitativa. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 14 alunos do oitavo período do curso de Licenciatura em Química da UEPB. O aporte teórico desta pesquisa foram os referenciais de Luckesi(2006), Libâneo(1994), Hoffman(2001), Bachelard (1996), (2009) e Henning (1998). Os resultados da pesquisa apontaram que haviam sujeitos que compreendiam a prova como uma forma de coletar dados, enquanto outros apontaram que a avaliação deve acontecer através de instrumentos diversificados. À guisa de considerações finais são tangenciadas a interdisciplinaridade e a contextualização dos conceitos químicos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumentos de avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões de professores em formação inicial sobre a avaliação no ensino de Química na Educação Básica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |