Resumo:
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é descrever as vivências no campo da Educação Física Adaptada, no período compreendido entre de 2014 a 2017. Evidencia-se o planejamento e a avaliação ao analisar cada indivíduo e suas patologias, transtornos e deficiências. Inicialmente, retrata-se a formação inicial desde a licenciatura plena até a formação científica como ser pesquisador, bem como as formações continuadas, salientando a necessidade de um atendimento adequado para a pessoa com deficiência. Foram desenvolvidas aplicações de protocolos de avaliação diagnóstica, estudos isolados de patologia, transtornos e deficiências que possibilitaram o planejamento estratégico. Essas experiências, de uma forma ampla, proporcionaram a quebra de paradigmas e equívocos em torno da Educação Física Adaptada (doravante EFA), tendo como centro o mapeamento de estratégias metodológicas que melhorem a atuação e possibilitem reflexões da formação e prática do profissional com foco na Educação Física Adaptada Observar essas experiências profissionais nas discussões em diversos ambientes , constantemente, nos faz pensar em alternativas para o atendimento nessa modalidade de ensino, visto que consideramos a prática da Educação Física Adaptada capaz de promover avanços na área motora e nas demais áreas de desenvolvimento da prática de atividade física e de esportes. Por fim, salientamos a necessidade do profissional de Educação Física experimentar realizar intervenções de cunho científico para melhoramento profissional.
Descrição:
MACÊDO, R. F. de Q. A prática de atividade física adaptada: estratégias para atendimento de grupos especiais. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.