Resumo:
A Universidade Estadual da Paraíba-UEPB tem recebido alunos do Timor-Leste para cursar a graduação através de convênios entre Brasil e Timor-Leste, dentre os cursos procurados pelos timorenses estão os cursos de Licenciatura Plena em Química e Química Industrial. Logo, foi despertada a preocupação de como esses indivíduos se adaptariam e qual seria o nível de conhecimento em Química que os alunos dominavam, para poder seguir com a vida acadêmica com menor dificuldade. Nesse sentido, o projeto de extensão titulado como: Nivelamento Em Química: Uma estratégia de ensino para alunos do Timor-Leste ingressantes no curso de Licenciatura em Química e Química Industrial da UEPB surge como uma política de inclusão com a finalidade de auxiliar estes estudantes no estudo dos conceitos básico de Química Geral, Introdução à Química Analítica e conceitos fundamentais de Estatística e Álgebra Linear. Com isso, esta pesquisa tem como objetivo mostrar as contribuições que o curso proporcionou aos timorenses e aos monitores participantes. A metodologia foi estruturada de forma padronizada e planejada e os instrumentos de coleta de dados foram atividades avaliativas com questões subjetivas e questionários. Os resultados foram satisfatórios para alguns conceitos trabalhados durante o projeto, no entanto foi possível observar resultados modestos para os conceitos básicos de Química Geral e em relação à qualidade do curso ofertado a maioria dos indivíduos afirmou que o projeto foi importante para o desenvolvimento acadêmico e cientifico. Diante do exposto, é possível afirmar que o desenvolvimento do projeto contribuiu de forma significativa para o crescimento dos sujeitos envolvidos.
Descrição:
LEAL, K. N. da S. As contribuições do curso de nivelamento em Química destinado aos alunos do Timor-Leste ingressantes no curso de Licenciatura em Química e Química Industrial da UEPB. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.