Resumo:
Devido à necessidade de utilização de novas metodologias de ensino para as salas de aula e com o intuito de dinamizar o contexto escolar, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência, quando atuávamos como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do Subprojeto de Física, da Universidade Estadual da Paraíba. O tema em estudo foi Gravitação e as ações foram desenvolvidas por meio de algumas atividades em que as oficinas pedagógicas foram focos das intervenções realizadas em uma escola pública. A partir das ações, percebemos o grande interesse dos alunos da escola, em que realizamos as atividades, a considerar que por meio das mesmas foi possível aliar a teoria e a prática. Enquanto, futuros professores de física, percebermos que as oficinas pedagógicas que seguem a abordagem problematizadora funcionam como uma estratégia para verificar os saberes prévios dos educandos, promovendo o trabalho em equipe, na construção do conhecimento coletivo e da troca de saberes.
Descrição:
SANTOS, G. V. Oficinas pedagógicas numa perspectiva investigativa problematizadora: Um relato de experiência sobre gravitação. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.