Resumo:
Esta pesquisa teve por objetivo identificar como ocorre a formação dos conceitos de combinatória, juntamente aos alunos do 9º ano, tendo como referência a teoria dos campos conceituais, a qual considera essencial o raciocínio para evolução do pensamento formal do discente. Para isto, foram realizados três encontros em sala de aula, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de rede estadual da cidade de Campina Grande, Paraíba. Desejava-se, a partir desta, responder a seguinte pergunta: Será que os alunos do 9° ano de uma escola da rede estadual do estado da Paraíba aprofundaram os conceitos de combinatória, na perspectiva da resolução de situação problema de acordo com a teoria dos campos conceituais? Para isto, utilizamos como referência principal Gérard Vergnaud (1990). Trabalhamos com uma abordagem qualitativa de acordo com Bogdan e Biklen (1994). O resultado mostra que a maioria dos alunos investigados, mesmos contendo dificuldades, nas suas resoluções, obtêm noções combinatórias, também demostraram interesse de trabalhar com a proposta desta pesquisa, assim, garantindo a permanência em sala de aula.
Descrição:
BARBOSA, C. R. de A. O ensino em análise combinatória no 9º ano do Ensino Fundamental: Analisando o processo de aprendizagem via a Teoria dos Campos Conceituais. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.