Resumo:
Este trabalho foi desenvolvido como parte das atividades realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo desse estudo é verificar, se o uso de aulas práticas para o aprendizado de genética no ensino médio é realmente eficaz, avaliando o desempenho e domínio dos alunos antes dos experimentos e após os experimentos. Foi utilizado o método de questionários com o propósito de avaliar o nível de conhecimento de genética (sistema ABO e fator Rh) dos alunos, antes da aula prática e após a aula prática. A escola escolhida para a aplicação do trabalho foi uma escola pública de Campina Grande – Paraíba. Para execução dessa pesquisa foi primeiramente aplicado o questionário pré-diagnóstico, que continha oito questões com o objetivo de verificar o conhecimento prévio dos alunos e suas dificuldades sobre o tema sistema ABO e fator Rh. Na segunda etapa, foi então ministrado um minicurso com a temática: sistema AB0 e fator Rh. E na terceira etapa, foi então realizada a aula prática de experimentação. Para finalizar, após a aula prática, foi aplicado um questionário pós-diagnóstico, para então averiguar a possível evolução da aprendizagem com a metodologia aplicada. Os resultados encontrados na presente pesquisa demonstram que as atividades práticas no ensino de Biologia, na área de genética, favorecem o aprendizado dos alunos por complementar as atividades realizadas em sala de aula, permitindo assim que eles possam protagonizar a apredizagem de Biologia, interagindo com as experiências e observando os fenômenos, podendo ainda despertar em alguns a vocação científica.
Descrição:
LIMA, C. R. dos S. A experimentação no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de genética em uma escola pública da Paraíba. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.