Resumo:
Este trabalho é um relato de experiência vivenciado através do estágio supervisionado extracurricular na escola Estadual de Ensino Fundamental II com alunos do 9º ano, localizada na cidade de Remígio- PB. Tendo por objetivo descrever a vivência das aulas de Educação Física onde teve como conteúdo base a ginástica escolar. As aulas por sua vez foram feitas de forma teórica e prática para que os alunos tivessem um conhecimento prévio não só dos movimentos, mas também do conceito histórico atrelado a ginástica para que posteriormente então partíssemos para a parte prática da aula onde seriam de forma gradativa dada a oportunidade de vivência de algumas formas de movimentos corporais característicos da ginástica, com isso surgiam alguns questionamentos referente às questões de gênero e também a ausência de se trabalhar a ginástica nas aulas de educação física por grande parte dos professores. A partir desse estudo conclui-se que após o desenvolvimento e aprimoramento dos alunos nas aulas, foi observada maior capacidade de compreensão por parte deles, sendo assim minimizados os impactos trazidos pelos obstáculos intrínsecos no processo de ensino.
Descrição:
MENEZES, S. V. Relato de experiência: As dificuldades da docência na inserção da ginástica escolar. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.