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Práticas corporais de aventura: Possibilidades e desafios na Educação Física Escolar

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dc.contributor.author Santos, Aracely Martins dos
dc.date.accessioned 2018-12-18T18:54:55Z
dc.date.available 2018-12-18T18:54:55Z
dc.date.issued 2018-09-19
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17984
dc.description SANTOS, A. M. dos. Práticas corporais de aventura: Possibilidades e desafios na Educação Física Escolar. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract As PCA manifestadas principalmente no tempo atribuído ao lazer e com características mais atrativas e diferenciadas dos esportes tradicionais, vem em grande ascensão e atualmente é um esporte que tem chamado muito a atenção da sociedade. Portanto, a partir da inserção de novas práticas corporais como possibilidade no fazer docente somados ao fenômeno esportivo que legitima a Educação Física, surgem a dúvida quanto à sua importância e viabilidade no âmbito escolar. A pesquisa em questão tem como objetivos identificar produções acadêmicas relacionadas a vivência ou discussões acerca das PCA dentro do ambiente escolar e de maneira específica e mais minuciosa, sistematizar produções de trabalhos acadêmicos em Educação Física Escolar que tratam das PCA enquanto conteúdo da disciplina e discuti-las enquanto possibilidades de vivência nas aulas de Educação Física Escolar a partir da revisão dos trabalhos. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática de literatura, utilizando como objeto de estudo modalidades base a partir da viabilidade e praticidade. São elas Slackline, Parkour, Skate e Escalada na Educação Física Escolar, com artigos publicados entre 2010 e 2017. Para este estudo, ainda foi apresentada e discutida a vivência no PIBID para embasar os resultados e discussões. Os resultados encontrados a partir da discussão dos artigos presentes nessa revisão, somados à experiência através da própria vivência, apontam que apesar das PCA serem conteúdos atuais e recentes no contexto escolar, elas podem e devem serem inclusas nas aulas de Educação Física como uma prática corporal que não só representa inovação e estímulo para as aulas, mas que também contribui com o crescimento dos alunos em sua totalidade, onde os mesmos buscam a superação a cada execução e trazem além da evolução das habilidades naturais e capacidades físicas e motoras, o aumento do interesse e participação nas aulas, resultando em benefícios fundamentais para o enriquecimento e inovação da Educação Física Escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.subject Skate pt_BR
dc.subject Parkour pt_BR
dc.subject Slackline pt_BR
dc.subject Práticas Corporais de Aventura - PCA pt_BR
dc.title Práticas corporais de aventura: Possibilidades e desafios na Educação Física Escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


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