Resumo:
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, construído para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira à integração e articulação permanente da educação e da saúde. Por meio de ações de Promoção da Saúde, de prevenção de doenças e agravos e de atenção à saúde, contribui para a formação integral dos estudantes com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Sua maior importância reside na diversidade de ações possíveis para preservar e aumentar o potencial do individuo e social de eleição entre diferentes formas de vida mais saudáveis. Portanto, este estudo teve por objetivo Propor, desenvolver e analisar uma intervenção através das Práticas Corporais e Promoção da saúde, a partir da proposta do Programa Saúde na Escola - PSE. O qual foi realizado através de uma pesquisa ação, de caráter qualitativo, envolvendo alunos do 2º ano do ensino médio em uma escola do município de Barra de Santana – PB. Nesta intervenção podemos observar vários pontos convergentes entre os ramos da educação e saúde, o que enriquece o meio acadêmico. Como também os conceitos circunscritos sobre saúde tomados pelo estudo puderam ser elaborados quanto ao que vem a ser objeto de cuidadosa reflexão, onde seu intuito foi atuar de forma coerente no sentido de contribuir efetivamente na formação dos educandos e escolha por um estilo de vida saudável e melhor qualidade de vida. Assim podemos concluir que esta pesquisa foi possível não apenas refletir, mas também diminuir as distâncias entre o Profissional de educação física e o professor da rede básica de ensino possibilitando a interlocução com a Educação Física escolar.
Descrição:
SILVA, A. da. Políticas públicas na promoção de saúde através de práticas corporais e atividade física: Uma experiência com base no Programa Saúde na Escola. 2018. 53f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.