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Análise da percepção ideal e real de alunos a partir de sua imagem corporal e de indicadores antropométricos

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dc.contributor.author Alves Filho, José Messias
dc.date.accessioned 2018-12-18T18:56:21Z
dc.date.available 2018-12-18T18:56:21Z
dc.date.issued 2018-09-19
dc.identifier.other CDD 153.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17987
dc.description ALVES FILHO, J. M. Análise da percepção ideal e real de alunos a partir de sua imagem corporal e de indicadores antropométricos. 2018. 32f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste estudo foi identificar e analisar qual a autopercepção da imagem corporal de alunos do ensino médio e se esta percepção está em consonância com a sua forma corpórea real. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual na cidade de Queimadas – PB. A amostra foi composta por alunos 25 alunos, sendo 13 mulheres e 12 homens. Como critério de inclusão, os alunos deveriam estar no segundo ano do ensino médio, turno da noite, devidamente matriculados e frequentando as aulas. Para a coleta dos dados foram utilizadas medidas antropométricas, tais como, peso, altura, circunferência da cintura e do quadril e para a avaliação da percepção da imagem corporal através da escolha da silhueta, utilizou-se a escala composta por nove silhuetas proposta por Stunkard (1980), onde os estudantes olhavam a escala e elegiam a que mais se assemelhava a sua aparência corporal e em seguida aquela que era a ideal para ele. Localizei nesta pesquisa um número relativamente baixo de pessoas com sobrepeso ou obesidade, correspondendo a 28% do total de pesquisados e 25% e 30,6% para homens e mulheres respectivamente. Na avaliação de RCQ, 56% estão com risco baixo ou moderado para doenças coronarianas. Já na escolha das silhuetas a mais escolhida pelos homens foi a número 01 que representa um indivíduo muito magro, sendo a ideal segundo eles a de número 04, já as mulheres elegeram a silhueta 04 como a ideal e foi a mesma a escolhida pela maioria como ideal. Desta forma, pude concluir que a Educação Física permite ampliar discussões e metodologias utilizadas nas aulas e que o tema deste estudo se adéqua perfeitamente nos conteúdos abordados, pois a partir dele é possível fazer reflexões sobre qualidade e estilo de vida, consumismo, políticas públicas dentre outros que podem também fazer parte dos temas transversais. Ainda, a escola apresenta-se como um cenário ideal para este tipo de abordagem por ter um público bastante diversificado e onde é possível iniciar uma mudança de comportamento, buscando sempre a melhoria do bem estar físico e social dos alunos. Os resultados deste estudo precisam ser levados em consideração na busca de incentivos à prevenção e combate destes problemas de saúde e de comportamento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jozilma de Medeiros Gonzaga pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Corpo pt_BR
dc.subject Estudante pt_BR
dc.subject Indicador antropométrico pt_BR
dc.subject Imagem corporal pt_BR
dc.title Análise da percepção ideal e real de alunos a partir de sua imagem corporal e de indicadores antropométricos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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