Resumo:
O presente estudo é uma revisão sistemática sobre a temática Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil, cujo principal objetivo é identificar e analisar a pro dução de conhecimento sobre Jogos e Brincadeiras na Educação Escolar no contexto infantil, e, de forma específica. identificar áreas de conhecimento dos estudos pesquisados, objetivos, procedimentos metodológicos utilizados nas pesquisas desenvolvidas na produção, no tocante aos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil; como também, verificar os teóricos mais citados e os principais resultados obtidos. A pesquisa se caracteriza do tipo revisão sistemática, de abordagem qualiquantitativa. Para alcançar os objetivos propostos, recorreu-se aos dados do banco Scielo e Google Acadêmico. Os documentos selecionados foram artigos científicos que tinham como descritores: Jogos e Brincadeiras e Educação Escolar Infantil. Foram identificadas 23 produções do ano de 2014 até o primeiro semestre de 2018. Os teóricos mais utilizados são: Freire, Piaget, Kishimoto e Vygotsky. A análise dos dados indica que é pequeno o número de estudos nessas áreas e que os jogos e brincadeiras possibilitam também o resgate da cultura e da memória lúdica das crianças, de sua família, de sua comunidade e da escola. Ao brincar, a criança enquanto ser em desenvolvimento, tem a possibilidade de aprender tanto dentro quanto fora da escola. Conclui-se que os jogos e brincadeiras como conteúdo da educação infantil escolar deve receber o status de conhecimento promotor de inclusão, de acesso à cultura, da livre expressão corporal, do autoconhecimento e do crescimento do indivíduo dentro e fora da escola.
Descrição:
LIMA, A. K. F. de. Brincadeiras e jogos na educação Infantil: O que está sendo discutido?. 2018. 47f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.