dc.description.abstract |
O xadrez como conteúdo da Educação Física, é classificado como jogos de tabuleiro, destaca-se devido ao uso de raciocínio lógico e de outras capacidades intelectuais que, consequentemente, permitem o desenvolvimento da inteligência. Desse modo, a pesquisa pretendeu buscar possibilidades do uso do jogo de xadrez como recurso didático, com o intuito de utilizar o lúdico como ferramenta facilitadora no progresso educacional. Nesta pesquisa, foi utilizada como recurso metodológico a pesquisa quasi experimental. A pesquisa foi desenvolvida na escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel, localizada no município de Ingá/PB. A amostra foi composta por alunos do 8º ano e 9º ano da E.E.E.F. Professor Rangel, sendo 20 alunos do 8º ano e 13 alunos do 9º ano. No primeiro momento ocorreu o estudo dos aspectos históricos do xadrez e o conhecimento de suas regras, através de aulas expositivas, estudo de textos e atividades de verificação da aprendizagem. Em seguida, aconteceram partidas de xadrez entre os alunos, de forma que eles aprimorem os conhecimentos das regras do jogo e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Posteriormente, foi realizado todo o processo de fundamentação teórica dos conteúdos que foram desenvolvidos na pesquisa, sendo eles figuras geométricas, cálculo de áreas e frações. Por fim, foi empregado o xadrez ao processo de aprendizagem das figuras geométricas, onde a partir da movimentação das peças do jogo, os alunos deveriam formar figuras planas. Após essa atividade, foi feito o calculo de áreas a partir do tabuleiro e peças, assim como possíveis frações que podem ser criadas a partir do tabuleiro, suas casas e peças. Estima-se que o estudo contribuiu para proporcionar possibilidades de ações interdisciplinares entre 2 áreas do conhecimento, trazendo alternativas que possam auxiliar na prática pedagógica dos professores destes componentes curriculares, de maneira que juntas essas áreas do saber possam contribuir com a consciência crítica e a formação cidadã do aluno. |
pt_BR |