Resumo:
As inúmeras situações de conflito e acúmulo de funções dos professores de educação física escolar podem desencadear processos influenciadores na qualidade da prática pedagógica, na qualidade de vida, saúde física e mental. Diante da pluralidade de ações pedagógicas e dos desafios culturais, estruturais e sociodemográficos enfrentados pelos professores de educação física escolar para um bom desenvolvimento de suas aulas , há uma preocupação com o nível de qualidade de vida desse professor, uma vez que condições de saúde são importantes na medida em que interferem na criatividade e diversidade das aulas. O objetivo desse estudo foi analisar a qualidade de vida dos professores de educação física que atuam no município de Serra Redonda-PB. Participaram desse estudo sete professores de educação física que ministram aula na zona urbana e rural da rede pública de ensino do município de Serra Redonda-PB. Para esse estudo foi utilizado o método quantitativo, exploratório, descritivo de caráter transversal. Onde foi aplicado dois questionários, sociodemográfico e o questionário de qualidade de vida SF-36. Os resultados apontaram que predominância de professores do sexo masculino (85.68%). Os domínios do questionário SF-36 apresentaram escores preocupantes como vitalidade (57.8) e saúde mental (52.5). Sugere-se a realização de novos estudos para fomento de futuras discussões sobre esse tema.
Descrição:
ANDRADE, M. das N. B. Qualidade de vida dos professores de Educação Física do município de Serra Redonda – PB. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.