UEPB - Repositório Digital

O Programa de Simulação PhET: Uma análise dos artigos de educação química publicados em três periódicos de circulação nacional no período de 2006 a 2016

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Eneas, Thales Maurício Sampaio
dc.date.accessioned 2018-12-18T18:59:16Z
dc.date.available 2018-12-18T18:59:16Z
dc.date.issued 2017-07-11
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17995
dc.description ENEAS, T. M. S. O Programa de Simulação PhET: Uma análise dos artigos de educação química publicados em três periódicos de circulação nacional no período de 2006 a 2016. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A prática da docência em pleno século XXI requer dos professores um esforço maior diante da realidade tecnológica em que se vive e a divulgação em massa das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), de serem usadas nos processos educativos e principalmente no ensino de química, por se tratar de uma disciplina que tem um alto grau de abstração nos conteúdos, com conceitos complexos e de difícil compreensão. Com base nessa realidade, a presente pesquisa teve como objetivo investigar artigos publicados na Revista Química Nova na Escola, Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Química e na Revista Tecnologias na Educação, no período entre 2006 a 2016. O objeto de estudo foram artigos indexados nestes periódicos que abordassem o conteúdo de química com o uso do programa de simulação PhET. A metodologia da pesquisa trata-se de uma analise qualitativa, e a partir das pesquisas nessas revistas, pode-se diagnosticar um quantitativo de dois artigos que tratam a respeito do PhET no processo de ensino aprendizagem dos conceitos de química. Estes resultados sinalizam que os profissionais da educação vêm trabalhando de forma modesta com esse programa de simulação, no entanto é relevante destacar que esse número pode ser justificado pela falta de abordagens desse programa nos cursos de formação inicial e continuada de professores de Química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Software de simulação pt_BR
dc.title O Programa de Simulação PhET: Uma análise dos artigos de educação química publicados em três periódicos de circulação nacional no período de 2006 a 2016 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta