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Em meio aos desafios encontrados diariamente dentro das escolas, principalmente no que diz respeito à falta de envolvimento efetivo dos estudantes na participação nas aulas, torna-se necessária à utilização de estratégias didáticas que viabilizem o envolvimento destes estudantes de forma mais satisfatória. No que se refere ao ensino de Física especificamente, uma opção que contribua para a participação ativa dos jovens estudantes no processo de ensino e aprendizagem é a utilização de atividades diversificadas, que fujam de aulas apenas expositivas. A instrumentação em aulas de Física caminha neste sentido, pois se refere a utilização de recursos didáticos que auxiliam na ação do ensino em sala de aula, através da instrumentação é possível que os próprios estudantes confeccionem artefatos pedagógicos que sirvam de artifícios auxiliadores no processo de aprendizagem dos conteúdos. Nesta perspectiva o presente trabalho traz o relato de uma experiência vivenciada durante a elaboração e aplicação de uma proposta de intervenção, aplicada em uma escola da rede Estadual da Paraíba, com estudantes do segundo ano do Ensino Médio, onde foram trabalhadas situações de ensino e aprendizagem que tinham como objetivo buscar a participação dos estudantes, conduzindo-os a uma compreensão e transformação do saber físico através da instrumentação. Com a aplicação da proposta, constatamos que a utilização das atividades instrumentais foi de grande importância nas aulas de Física, uma vez que viabilizaram a participação dos estudantes através de atividades diversificadas, facilitando abordagens interdisciplinares e auxiliando no ensino Física. |
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