UEPB - Repositório Digital

Instrumentalizando em aulas de Física no Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Janaína Guedes da
dc.date.accessioned 2018-12-18T18:59:56Z
dc.date.available 2018-12-18T18:59:56Z
dc.date.issued 2017-08-03
dc.identifier.other CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17997
dc.description SILVA, J. G. da. Instrumentalizando em aulas de Física no Ensino Médio. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Em meio aos desafios encontrados diariamente dentro das escolas, principalmente no que diz respeito à falta de envolvimento efetivo dos estudantes na participação nas aulas, torna-se necessária à utilização de estratégias didáticas que viabilizem o envolvimento destes estudantes de forma mais satisfatória. No que se refere ao ensino de Física especificamente, uma opção que contribua para a participação ativa dos jovens estudantes no processo de ensino e aprendizagem é a utilização de atividades diversificadas, que fujam de aulas apenas expositivas. A instrumentação em aulas de Física caminha neste sentido, pois se refere a utilização de recursos didáticos que auxiliam na ação do ensino em sala de aula, através da instrumentação é possível que os próprios estudantes confeccionem artefatos pedagógicos que sirvam de artifícios auxiliadores no processo de aprendizagem dos conteúdos. Nesta perspectiva o presente trabalho traz o relato de uma experiência vivenciada durante a elaboração e aplicação de uma proposta de intervenção, aplicada em uma escola da rede Estadual da Paraíba, com estudantes do segundo ano do Ensino Médio, onde foram trabalhadas situações de ensino e aprendizagem que tinham como objetivo buscar a participação dos estudantes, conduzindo-os a uma compreensão e transformação do saber físico através da instrumentação. Com a aplicação da proposta, constatamos que a utilização das atividades instrumentais foi de grande importância nas aulas de Física, uma vez que viabilizaram a participação dos estudantes através de atividades diversificadas, facilitando abordagens interdisciplinares e auxiliando no ensino Física. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientação: Ana Raquel Pereira de Ataíde pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Instrumentação pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.title Instrumentalizando em aulas de Física no Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta