UEPB - Repositório Digital

Formação de imagens em espelhos esféricos: Proposta didática a partir de uma abordagem problematizadora

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Leonilson da Silva
dc.date.accessioned 2018-12-18T19:01:08Z
dc.date.available 2018-12-18T19:01:08Z
dc.date.issued 2017-08-04
dc.identifier.other CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17998
dc.description BARBOSA, L. da S. Formação de imagens em espelhos esféricos: Proposta didática a partir de uma abordagem problematizadora. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract As dificuldades que o ensino de física enfrenta não são recentes, sendo diagnosticadas há muitos anos. A experimentação tem sido utilizada, sendo frequente a sua defesa numa perspectiva construtivista. O presente trabalho sustenta-se na ideia de que o uso de uma abordagem problematizadora, apoiada nas ideias de Delizoicov e Angotti proporcionará um ambiente escolar motivador e dinâmico. Este trabalho é de natureza qualitativa e resulta de um estudo empírico em que se trabalha com a experimentação dentro da óptica geométrica. O trabalho descreve uma proposta de atividade organizada numa sequência didática estruturada na abordagem problematizadora, com o objetivo de propor uma intervenção didática, aplicável no ensino médio, para analisar a formação de imagens conjugadas em espelhos esféricos utilizando a experimentação numa abordagem problematizadora, como estratégia metodológica. Essa atividade foi elaborada para ser aplicada em dois dias de aulas geminadas, em turmas do 2º ano do ensino médio e propõe-se a discutir as características das imagens em espelhos esféricos em três momentos pedagógicos. Os alunos utilizarão experimentos simples para análises mais aprofundadas dos espelhos esféricos envolvendo os conceitos relacionados à formação de imagens e suas características. Na abordagem proposta é possível uma maior participação dos alunos que estarão envolvidos nas atividades planejadas durante os três momentos pedagógicos. Assim, criamos essa sequência didática a fim de superar as dificuldades apresentadas na abordagem tradicional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Ângela Vasconcelos Lopes Gama pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Espelhos esféricos pt_BR
dc.subject Abordagem problematizadora pt_BR
dc.title Formação de imagens em espelhos esféricos: Proposta didática a partir de uma abordagem problematizadora pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta