Resumo:
Na sociedade hodierna os recursos audiovisuais estão cada vez mais agéis, modernos e acessíveis, como por exemplo, as ferramentas que se utiliza para projetar vídeos: televisores, monitores, datashows entre outros. Tendo em vista a importância do ensino de reações químicas, e o fácil acesso às ferramentas para exibição de vídeos nas escolas, e o crescente uso das redes sociais como alternativa para a propagação de conteúdos científicos e escolares. Grande parte das escolas não dispõe de laboratórios de química, impossibilitando a demonstração de reações químicas “in loco”, com o uso de vídeos, as reações químicas que foram gravadas em laboratórios e disponibilizadas em redes sociais podem ser apresentadas aos alunos, que assim, terão a oportunidade de acompanhar em “tempo real” a ocorrência de uma reação. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar a utilização de vídeos como recurso auxiliar no Ensino de Reações Químicas. O público alvo desta pesquisa foram 50 alunos do 3.° ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Esperança – PB. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários (Apêndice A e B). Os estudantes responderam um questionário sobre o tema reações químicas antes da exibição dos vídeos e outro questionário depois da exibição dos vídeos. Os resultados indicaram que a utilização de Vídeos no Ensino de reações Químicas foi bem avaliado pelos alunos participantes da pesquisa, fazendo assim com que os mesmos tenham um maior interesse no estudo da química. Logo, o uso de vídeos no ensino de reações químicas foi analisado como uma forma relevante no auxílio ao professor na prática em sala de aula.
Descrição:
FERREIRA, R. I. de L. O uso de vídeos no ensino de reações químicas em uma escola estadual de Esperança - PB. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.