Resumo:
Este artigo traz uma análise a partir da política de humanização em saúde no âmbito
do processo de atendimento dos usuários acometidos de câncer na Associação
Esperança e Vida (AEV) em Campina Grande/PB. Para tanto, visa retratar acerca da
concepção dos usuários sobre o atendimento prestado pelos profissionais de saúde,
bem como traçar o perfil dos mesmos. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo em
que foi que utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com
roteiro semi-estruturado aplicado numa amostra de 15 sujeitos. A análise dos dados
qualitativos foi feita através da análise de conteúdo, enquanto os dados quantitativos
foram submetidos a tratamento estatístico-descritivo, utilizando gráficos em número
e porcentagem. Os resultados indicaram que os sujeitos assistidos pela Instituição
trazem um perfil de pessoas entre 45 e 65 anos com maior incidência de cancer de
mama e nenhum dos entrevistados encontra-se inserido no mercado de trabalho.
Verificamos ainda que os usuários apesar de não terem conhecimento científico
sobre humanização, relataram que o atendimento prestado pelos profissionais da
AEV constitui-se humanizado, vivenciado na prática no cotidiano de suas atividades,
ocasionando uma melhoria em sua qualidade de vida.
Descrição:
SILVA, V. K. A. da. A política de humanização no atendimento a pessoas com câncer: um estudo na Associação Esperança e Vida de Campina Grande – PB. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012