Resumo:
Esta pesquisa versará sobre o recurso da música como metodologia de ensino da Libras
como L2, ou seja, como segunda língua para as pessoas ouvintes, promovendo uma
maior aproximação entre surdos, ouvintes e a língua de sinais, através do conhecimento,
e otimização da língua em estudo. Neste viés, destacamos ainda, de que maneira
acontece o ensino da Língua Brasileira de Sinais aos ouvintes, abordando a sua inserção
como componente curricular no ensino superior. Deste modo, este trabalho contou a
princípio com uma pesquisa bibliográfica, tomando como base teórica, autores que
abordam esta temática, entre eles: GESSER (2010, 2012), ROSSI (2010), MORAIS e
LACERDA (2013), LOUREIRO (2003). Em seguida, por meio do método qualitativo,
fizemos uma pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário destinado a
alunos do ensino superior que tiveram a Libras dentro da grade curricular do seu curso.
A aplicação do questionário foi o ponto central da nossa pesquisa, pois, através das
respostas adquiridas foi possível perceber como o recurso da música pode servir como
aparato metodológico para o ensino da Libras ao ouvinte, além de constatar também, a
grande importância da inserção da Libras nos cursos de formação de professores. Nessa
direção, percebemos que os estudantes participantes da pesquisa, reconhecem a eficácia
da música no meio educacional, eles enfatizam que utilizá-la torna a aula mais dinâmica
e atrativa. Desse modo, compreendemos que por meio deste trabalho conseguimos
também, promover um espaço de reflexão acerca da realidade inclusiva do sujeito
surdo, apresentando a Libras como um mecanismo capaz de transformar o cenário da
inclusão.
Descrição:
RAMOS, J. da S. A música como recurso metodológico para o ensino da Libras como língua adicional. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.