UEPB - Repositório Digital

A música como recurso metodológico para o ensino da Libras como língua adicional

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ramos, Jéssica da Silva
dc.date.accessioned 2018-12-20T10:52:14Z
dc.date.available 2018-12-20T10:52:14Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.912 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18086
dc.description RAMOS, J. da S. A música como recurso metodológico para o ensino da Libras como língua adicional. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa versará sobre o recurso da música como metodologia de ensino da Libras como L2, ou seja, como segunda língua para as pessoas ouvintes, promovendo uma maior aproximação entre surdos, ouvintes e a língua de sinais, através do conhecimento, e otimização da língua em estudo. Neste viés, destacamos ainda, de que maneira acontece o ensino da Língua Brasileira de Sinais aos ouvintes, abordando a sua inserção como componente curricular no ensino superior. Deste modo, este trabalho contou a princípio com uma pesquisa bibliográfica, tomando como base teórica, autores que abordam esta temática, entre eles: GESSER (2010, 2012), ROSSI (2010), MORAIS e LACERDA (2013), LOUREIRO (2003). Em seguida, por meio do método qualitativo, fizemos uma pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário destinado a alunos do ensino superior que tiveram a Libras dentro da grade curricular do seu curso. A aplicação do questionário foi o ponto central da nossa pesquisa, pois, através das respostas adquiridas foi possível perceber como o recurso da música pode servir como aparato metodológico para o ensino da Libras ao ouvinte, além de constatar também, a grande importância da inserção da Libras nos cursos de formação de professores. Nessa direção, percebemos que os estudantes participantes da pesquisa, reconhecem a eficácia da música no meio educacional, eles enfatizam que utilizá-la torna a aula mais dinâmica e atrativa. Desse modo, compreendemos que por meio deste trabalho conseguimos também, promover um espaço de reflexão acerca da realidade inclusiva do sujeito surdo, apresentando a Libras como um mecanismo capaz de transformar o cenário da inclusão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Ensino de Libras pt_BR
dc.subject Ouvinte pt_BR
dc.title A música como recurso metodológico para o ensino da Libras como língua adicional pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta