Resumo:
Este artigo discute os resultados de uma pesquisa realizada com
supervisores de campo, supervisores acadêmicos e com alunos do curso de
Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que são
estagiários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), no
município de Campina Grande/PB. O objetivo principal do trabalho foi analisar
o ensino da prática em Serviço Social nos CRASs de Campina Grande/PB e os
seus rebatimentos na formação profissional. Mediante uso de metodologia
qualitativa, a pesquisa abordou, com aplicação de formulário com questões
abertas e fechadas, onze sujeitos, entre eles alunos, orientadores de campo e
orientadores acadêmicos. Os resultados apontam inovações conceituais
relativas ao ensino da prática, que mesmo sendo importante no processo de
formação profissional, ainda carece de aportes teóricos e metodológicos que
sejam capazes de superar a visão tecnicista do aprendizado profissional.
Descrição:
GUEDES, T. R. O ensino da prática em Serviço Social nos Centros de
Referência de Assistência Social em Campina Grande-PB e
seus rebatimentos na formação profissional. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012