Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo discutir aulas do conteúdo brincadeiras e jogos nas aulas de educação física para a turma de 4º ano do ensino fundamental, localizada na zona rural da cidade de Barra de São Miguel – PB. Para isto, realizamos uma pesquisa do tipo pesquisa-ação. Elaboramos, ministramos e analisamos 09 (nove) aulas em uma unidade de ensino, onde foram possibilitados aos alunos a discussão e vivência de brincadeiras e jogos locais, regionais de alguns países do mundo. Para a coleta de dados, utilizamos planos de aula, diários de campo e a observação contínua das aulas por meio de fotos e vídeos, além de questões respondidas pelos alunos antes e depois das aulas que envolveram o projeto sobre sua percepção da educação física. Conseguimos desenvolver nosso projeto de forma satisfatória, para nós enquanto pesquisadores e, por meio da análise dos depoimentos dos alunos, também foi de grande valia tudo o que eles conseguiram absorver, pois em seus depoimentos, enfatizam que gostaram muito de aprender novas brincadeiras, além de terem se divertido muito aprendendo. Finalizamos nosso trabalho com a sensação de dever comprido, sabendo que plantamos nossa semente para que a educação física passe a ser melhor vista por todos.
Descrição:
MOURA, R. M. de. Brincadeiras e jogos nas aulas de Educação Física em uma escola de Barra de São Miguel – PB. 2018. 70f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.