Resumo:
O Transtorno do Espectro Autista por apresentar diversas dificuldades do
desenvolvimento humano, necessita do trabalho comprometido de todos os
profissionais envolvidos com a educação e principalmente da dedicação e
empenho dos seus familiares. A História do Autismo apresenta grandes
evoluções desde seu conceito até os dias atuais, as diversas formas que o mesmo
pode manifestar-se em diferentes indivíduos, chegando até mesmo a ser
confundido com outros transtornos. De acordo com Gómez e Terán (2014, p.
447) a respeito do termo Autismo, asseguram que,
O termo “Autismo” foi nomeado pelo psiquiatra Leo Kanner tendo como
base a terminologia originalmente concebida por seu colega suíço
Eugene Bleuler em 1911. Bleuler utilizou o termo “autismo” para
descrever o afastamento do mundo exterior observado em adultos com
esquizofrenia, que tendem a mergulhar em suas próprias fantasias e
pensamentos.
Delineando a problematização do professor diante da dificuldade encontrada para
inserir alunos autistas, em uma creche, situada na cidade de Cuítegi, surge a
necessidade de um trabalho de inclusão, pesquisando a educação de crianças autistas ,
bem como seus problemas, buscando trazer fatos significativos da vida cotidiana de
inclusão escolar.
Em 1948, Kanner escreveu em seu manual de psiquiatria infantil que a maioria das
crianças que chegavam até ele com essas características tinha algumas coisas em comum, os pais ou avós,
eram na maioria das vezes, médicos, escritores, jornalistas, cientistas e estudiosos que apresentavam uma
inteligência acima da média e que também apresentavam certa obsessão no ambiente familiar (ORRÚ,
2007, p.19).
Descrição:
SANTOS, R. R. dos. O autismo na Pré-escola: pontos e contrapontos. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.