Resumo:
A escola é uma instituição que tem como função social proporcionar ao aluno o acesso ao
conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos e diversos conhecimentos.
Assim, inserção do Serviço Social no âmbito da educação contribui no processo educativo e
na realização de diagnósticos sociais identificando e atendendo as demandas provenientes da
questão social vividas cotidianamente pelos alunos. Neste sentido propomos-nos com este
estudo apontar como se realiza a atuação do assistente social e investigar acerca da
precarização do trabalho desse profissional nas escolas estaduais do município de Campina
Grande/PB. A realização da pesquisa com todos seus instrumentos e arcabouços teóricos bem
como o resultado final (coleta de dados realizada através de entrevista semi-estruturada e
observações sistemáticas, técnica de análise de conteúdo, tabulação dos dados, resultados
obtidos e revisão bibliográfica) ocorreu entre os meses de Junho a Dezembro de 2011. Tratouse
de um estudo exploratório e descritivo com uma abordagem de natureza qualitativa. A
partir da análise dos dados, evidenciou-se o descontentamento dos sujeitos frente à fragilidade
do vínculo empregatício da profissão e, ao mesmo tempo, foi possível constatar que as ações
desenvolvidas pelo mesmo, ocorrem no âmbito do imediatismo. O que nos chama atenção,
para entender que a atuação do Assistente Social nas escolas deve estar voltada para atender
às demandas provenientes da Educação, no que tange as políticas educacionais para a garantia
de direitos aos alunos e não ser consideras dentro do contexto da sociedade contemporânea
capitalista.
Descrição:
DINIZ, A. M. F. A atuação do assistente social nas escolas públicas estaduais do
município de Campina Grande. 2012. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012