Resumo:
O ensino da matemática atual vem sofrendo adaptações quanto aos métodos e técnicas a serem utilizados. Essas mudanças estão associadas ao uso das tecnologias da comunicação e informação (Tics) na educação. Estamos vivendo em uma sociedade que busca cada vez o aperfeiçoamento tecnológico e a aquisição dessas técnicas pelos sujeitos. Nessa perspectiva faz necessário uma melhoria das aulas de matemática, e a essa um trabalho que introduzam os aparatos tecnológicos nas diferentes situações didáticas produzidas. Para esse fim pesquisadores e estudiosos vem propondo um ensino pautado numa relação de cooperação entre a matemática e as Tics. De acordo com essa nova forma de ensinar a matemática é preciso que docentes tenha acesso há formações que contemplem todo esse novo paradigma. Partindo de uma reflexão sobre o ensino da matemática num contexto tecnológico realizamos um estudo afim de constatar se existe uma consonância entre a teoria trazida por autores sobre essa nova forma de se fazer matemática e o que é apresentado no documento oficial Parâmetros Curriculares de Pernambuco (PCPE), que é o documento norteador do trabalho do professor tanto da rede pública como da rede privada do Estado de Pernambuco. Nosso trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa literária onde foi verificado a conformidade entre as falas dos especialistas em matemática e o que está exposto no documento oficial aqui elencado.
Descrição:
SILVA, J. N. C. da. O ensino da Matemática numa perspectiva tecnológica: Uma reflexão. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.