Resumo:
Este artigo tem como foco principal analisar a importância do uso do teatro no ambiente
escolar como elemento propiciador do processo de ensino e aprendizagem de crianças. Tal
objetivo foi o mote que nos impulsionou a conhecer a importância da utilização do teatro
como recurso didático-metodológico junto ao desenvolvimento dos conteúdos curriculares e
problematizar a questão: de que maneira, o uso do teatro, como recurso didático-pedagógico
pode inferir positiva e significativamente na aprendizagem dinâmica e efetiva dos conteúdos
curriculares e na linguagem oral e escrita de crianças nas escolas de educação básica? Neste
sentido, afirmamos que, os jogos teatrais com objetivos didáticos específicos constituem um
relevante aliado para o desenvolvimento, afetivo, social e cognitivo da criança. Alicerçados
por autores que dialogam com a temática de nosso estudo através de uma pesquisa
bibliográfica e observações, investimos num percurso metodológico colocado pela pesquisa
analítica. Com base nas discussões empreendidas, chegamos à conclusão que, é necessário o
uso do teatro como elemento fundamental na aprendizagem e no desenvolvimento da criança,
uma vez que essa ferramenta se constitui como rica possibilidade didático-metodológica
possível de levar o aluno a perceber e valorizar sua presença como sujeito integrante da
sociedade. Em síntese, o teatro na educação pode contribuir para o desenvolvimento social,
intelectual, cultural e a livre expressão da imaginação da criança.
Descrição:
BEZERRA, A. C. G. Em cena, o teatro na escola: uma análise sobre o uso do teatro como recurso didático-metodológico. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.