UEPB - Repositório Digital

Em cena, o teatro na escola: uma análise sobre o uso do teatro como recurso didático-metodológico

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Ana Carla Gomes
dc.date.accessioned 2019-02-19T19:11:18Z
dc.date.available 2019-02-19T19:11:18Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 792
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18172
dc.description BEZERRA, A. C. G. Em cena, o teatro na escola: uma análise sobre o uso do teatro como recurso didático-metodológico. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como foco principal analisar a importância do uso do teatro no ambiente escolar como elemento propiciador do processo de ensino e aprendizagem de crianças. Tal objetivo foi o mote que nos impulsionou a conhecer a importância da utilização do teatro como recurso didático-metodológico junto ao desenvolvimento dos conteúdos curriculares e problematizar a questão: de que maneira, o uso do teatro, como recurso didático-pedagógico pode inferir positiva e significativamente na aprendizagem dinâmica e efetiva dos conteúdos curriculares e na linguagem oral e escrita de crianças nas escolas de educação básica? Neste sentido, afirmamos que, os jogos teatrais com objetivos didáticos específicos constituem um relevante aliado para o desenvolvimento, afetivo, social e cognitivo da criança. Alicerçados por autores que dialogam com a temática de nosso estudo através de uma pesquisa bibliográfica e observações, investimos num percurso metodológico colocado pela pesquisa analítica. Com base nas discussões empreendidas, chegamos à conclusão que, é necessário o uso do teatro como elemento fundamental na aprendizagem e no desenvolvimento da criança, uma vez que essa ferramenta se constitui como rica possibilidade didático-metodológica possível de levar o aluno a perceber e valorizar sua presença como sujeito integrante da sociedade. Em síntese, o teatro na educação pode contribuir para o desenvolvimento social, intelectual, cultural e a livre expressão da imaginação da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Teatro pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Recurso didático-metodológico pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Em cena, o teatro na escola: uma análise sobre o uso do teatro como recurso didático-metodológico pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta