Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar como o ensino de leitura e escrita é apresentado
na oficina de língua portuguesa, desenvolvida no macrocampo de acompanhamento
pedagógico, através do Programa Mais Educação. Para consecução deste objetivo,
propomos refletir sobre concepções de educação integral e de educação em tempo integral
por meio de uma revisão bibliográfica. Em seguida, discutir a proposta do Programa Novo
Mais Educação, propiciando uma análise sobre o ensino de leitura e escrita nas oficinas
de acompanhamento pedagógico em língua portuguesa com base no que prever os
documentos orientadores. Por último, intentamos descrever as oficinas desenvolvidas
numa escola dos anos finais do ensino fundamental, através de um relato de experiência.
A proposta está embasada numa perspectiva que compreende o ensino de língua
portuguesa como uma atividade de interação, na qual mobilizamos recursos para ampliar
a competência comunicativa dos estudantes e contribuir com suas práticas sociais de
linguagem. Estamos interessados numa discussão que tenta repensar o ensino de língua
portuguesa, fortemente marcado pelo ensino da gramática normativa através de exercícios
simples de nomenclatura gramatical e frases soltas. Para tanto, referenciamos nosso
estudo numa análise dos documentos curriculares brasileiros, mais pontualmente na Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) para compreendermos os gêneros discursivos como
centro da aula de português, organizando-a nos eixos de leitura, escrita e análise da língua,
estabelecendo uma conexão com o que propõe o documento orientador do Programa
Novo Mais Educação. Estabelecemos um diálogo teórico-metodológico POSSENTI
(2012), ANTUNES (2003), GERALDY (2012), dentre outros autores. Para o
desenvolvimento dessa pesquisa, realizamos uma releitura dos referenciais teóricos e, em
um segundo momento, dialogamos com as propostas curriculares para o ensino de
gramática na escola. Argumentamos que o ensino de língua portuguesa no Programa
Novo Mais Educação precisa ser reorientado pelas práticas de linguagem contemporâneas
e os gêneros do discurso, partindo de situações reais do uso da língua pelos estudantes.
Descrição:
CÂNDIDO, J. da S. Ensino de língua portuguesa no programa novo Mais Educação: relatos de uma experiência... 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.