Resumo:
A poesia é uma das mais antigas formas de expressão do ser humano, a partir da
qual é possível expressar sentimentos, emoções e experiências, além de transmitir
cultura ao longo do tempo. Com este trabalho procuramos investigar, como a poesia
infantil vem sendo trabalhada no contexto escolar, especificamente nos anos iniciais
do Ensino Fundamental, para melhor incentivo à leitura e práticas de escrita e como
a ação docente motiva essas práticas. Para tanto realizamos uma pesquisa-ação de
caráter qualitativo, onde relatamos nossa experiência com a poesia em sala de aula.
Pesquisa desenvolvida na Associação Comunitária Nova Vida (ACNV), mais
precisamente no seu núcleo Casa Novo Futuro (CNF), localizada na cidade de
Sapé-PB. Nosso trabalho encontra-se fundamentado na abordagem teórico-
metodológica de autores como AMORA (1999), MURRIE (2001), MOISÉS (2000),
COELHO (1984), BORDINI (1986, 1989), REGO (1995), SORRENTI (2009), entre
outros, possibilitando-nos articular teoria e prática. A pesquisa permitiu visualizar a
importância da leitura e do ensino de poesia infantil na escola e comprovar que o
trabalho com esse gênero literário desperta a imaginação e a criatividade das
crianças incentivando o gosto pela leitura e contribuindo de maneira significativa
para o desenvolvimento da escrita.
Descrição:
SILVA, M. de F. C. da. Poesia na escola: uma experiência na prática docente. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.