Resumo:
O presente estudo visa analisar o novo modelo de proposta para ensino da história disciplinar
no Brasil, proposto por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se apresenta
enquanto currículo regulador do ensino básico. Essa análise permeia, ao longo de sua
discussão, a construção do conhecimento histórico e seu desenvolvimento, tendo como base
teórica fundamental os estudos de Jean Piaget em torno do desenvolvimento cognitivo (da
inteligência) presente na obra “Epistemologia Genética”, assim como a noção de construção
do sentimento nacional, do sujeito objetivado e da normatização do ensino, assim como,
definir como estes aspectos são postos no documento. Outro diálogo fundamental deste
trabalho se dá com a interdisciplinaridade, apontada por Marc Bloch, quando na célebre
“Apologia da História ou o ofício do historiador”, aborda como essa proximidade com outras
áreas se mostra intrínseca a pesquisa e ensino de História. Este artigo também desenvolve
uma discussão crítica à constituição da disciplina “Área de Ciências Humanas e Sociais
Aplicadas”, no qual se tem diluído o ensino de História, conjuntamente à Geografia,
Sociologia e Filosofia. Temos, então, a concepção que o ensino de história, enquanto
disciplina escolar tem cada vez mais suprimido o seu caráter formador do pensamento crítico
e político dos alunos.
Descrição:
SANTOS, C. P. dos. A história disciplinar na Base Nacional Comum Curricular: competências, habilidades e procedimentos. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.