UEPB - Repositório Digital

A história disciplinar na Base Nacional Comum Curricular: competências, habilidades e procedimentos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Carlos Paulo dos
dc.date.accessioned 2019-02-21T22:37:44Z
dc.date.available 2019-02-21T22:37:44Z
dc.date.issued 2018-12-05
dc.identifier.other CDD 375.001
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18209
dc.description SANTOS, C. P. dos. A história disciplinar na Base Nacional Comum Curricular: competências, habilidades e procedimentos. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo visa analisar o novo modelo de proposta para ensino da história disciplinar no Brasil, proposto por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se apresenta enquanto currículo regulador do ensino básico. Essa análise permeia, ao longo de sua discussão, a construção do conhecimento histórico e seu desenvolvimento, tendo como base teórica fundamental os estudos de Jean Piaget em torno do desenvolvimento cognitivo (da inteligência) presente na obra “Epistemologia Genética”, assim como a noção de construção do sentimento nacional, do sujeito objetivado e da normatização do ensino, assim como, definir como estes aspectos são postos no documento. Outro diálogo fundamental deste trabalho se dá com a interdisciplinaridade, apontada por Marc Bloch, quando na célebre “Apologia da História ou o ofício do historiador”, aborda como essa proximidade com outras áreas se mostra intrínseca a pesquisa e ensino de História. Este artigo também desenvolve uma discussão crítica à constituição da disciplina “Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, no qual se tem diluído o ensino de História, conjuntamente à Geografia, Sociologia e Filosofia. Temos, então, a concepção que o ensino de história, enquanto disciplina escolar tem cada vez mais suprimido o seu caráter formador do pensamento crítico e político dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Flávio Carreiro Santana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular pt_BR
dc.subject Desenvolvimento cognitivo pt_BR
dc.subject Curriculum do ensino básico pt_BR
dc.title A história disciplinar na Base Nacional Comum Curricular: competências, habilidades e procedimentos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta