Resumo:
A educação moral é uma questão que inquieta teóricos há de muito tempo, os movendo a procurar explicações de como se dá a sua formação em meio a contextos psíquicos e sociais. Rousseau analisa essa questão partindo do primado da criança, traçando as fases de seu desenvolvimento e ao mesmo tempo propondo uma educação que considera segura ao ser individual e social. O objetivo desse trabalho foi identificar a partir do livro Emílio, o modo como se dá a construção da educação moral no homem conforme o pensamento de Rousseau. Foi utilizado na pesquisa, materiais bibliográficos, bem como autores que refletiram essa questão a partir do pensamento desse teórico. O pensamento de Rousseau em relação à construção da educação no homem é aqui identificado enquanto inclinações voltadas para a segurança das condutas morais. Tal reflexão se deu mediante uma análise sobre as fases de desenvolvimento do sujeito Emílio, onde se entende a caminhada do indivíduo em direção ao melhor conhecimento de si e a eficiente interiorização do ‘bom’. Compreende-se a busca desse teórico para a formação de um homem ideal que, tendo passado por todas as etapas da educação, desde a negativa até a positiva, se consolidaria em um ser justo estando apto ao convívio em sociedade, visto que seria ao mesmo tempo homem íntegro e incorruptível pelas forças da sociedade e das instituições sociais.
Descrição:
LIMA, M. M. S. M. A construção da educação moral no Emílio de Rousseau. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.