Resumo:
Os métodos de ensino antiquados e repetitivos ainda se encontram presentes no
ambiente escolar, encontrar uma forma em que a alfabetização possa ser produtiva e
prazerosa já nos primeiros anos do ensino fundamental vem sendo foco de estudos
há muitos anos. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo
investigar e analisar as contribuições positivas na utilização dos jogos como
ferramentas no processo de alfabetização. Para a realização desta pesquisa foi
escolhida uma turma de Ensino Fundamental I (2º ano) da Rede Municipal de
educação localizada na cidade de Passa e Fica – RN. Com intuito de alcançar os
objetivos desejados, será realizada uma sequência didática com base na utilização
dos jogos alfabeto móvel e o alfabeto silábico com o intuito de trabalhar e potencializar
o processo de alfabetização desses alunos, ressaltando também novas concepções
construtivista sobre o uso dos jogos, mostrando que o sujeito é ativo na construção
do seu próprio conhecimento através da relação que estabelece com os objetos e
pessoas em sua volta. Decidimos utilizar os jogos afim de trabalhar atividade que
desenvolvam a leitura e escrita, para analisar a eficácia desses recursos didáticos, os
resultados se deram através da elaboração e uma lista de exercícios.
Descrição:
MORAIS, N. A. de. Os jogos como facilitadores no processo de alfabetização no Ensino Fundamental I. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.