Resumo:
O livro didático se configura como principal instrumento utilizado por professores do
Ensino Básico para planejamento e realização de suas aulas, tendo em vista ser o
recurso disponibilizado para todas as escolas da rede pública do país. Desenvolvido a
partir da disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura Plena em
Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I, em Campina
Grande, o presente estudo tem como objetivo romper com a visão unilateral que ainda
envolve o uso do livro didático, atentando para o lugar por ele ocupado nas salas de aula
e na prática de muitos docentes. O percurso metodológico adotado para a construção
deste trabalho foi o da pesquisa qualitativa em educação, tendo foco enquanto pesquisa
colaborativa. As atividades de regência aconteceram em uma turma de 7º ano da Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, e tiveram como referência a
abordagem de assuntos relacionados à temática “Brasil Rural” de modo a proporcionar
um aprendizado mais significativo. Foi possível verificar que, a partir de novas
propostas para o uso do livro, da utilização de alternativas metodológicas como o vídeo,
anotações e discussões mais intensas, foi despertado nos alunos maior interesse pela
disciplina Geografia contribuindo, assim, para um aprendizado mais crítico e relevante.
Ademais, evidenciou-se a necessidade constante da busca por novos caminhos para o
processo ensino-aprendizagem geográfica.
Descrição:
BARROS, N. F. de. A utilização do livro didático de Geografia a partir do conteúdo "Brasil Rural" no estágio supervisionado. 2018. 47p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.