Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18234
Título: A utilização do livro didático de geografia a partir do conteúdo "Brasil Rural" no estágio supervisionado
Autor(es): Barros, Natália Farias de
Palavras-chave: Ensino de geografia
Livro didático
Estágio supervisionado
Data do documento: 4-Dez-2018
Resumo: O livro didático se configura como principal instrumento utilizado por professores do Ensino Básico para planejamento e realização de suas aulas, tendo em vista ser o recurso disponibilizado para todas as escolas da rede pública do país. Desenvolvido a partir da disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I, em Campina Grande, o presente estudo tem como objetivo romper com a visão unilateral que ainda envolve o uso do livro didático, atentando para o lugar por ele ocupado nas salas de aula e na prática de muitos docentes. O percurso metodológico adotado para a construção deste trabalho foi o da pesquisa qualitativa em educação, tendo foco enquanto pesquisa colaborativa. As atividades de regência aconteceram em uma turma de 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, e tiveram como referência a abordagem de assuntos relacionados à temática “Brasil Rural” de modo a proporcionar um aprendizado mais significativo. Foi possível verificar que, a partir de novas propostas para o uso do livro, da utilização de alternativas metodológicas como o vídeo, anotações e discussões mais intensas, foi despertado nos alunos maior interesse pela disciplina Geografia contribuindo, assim, para um aprendizado mais crítico e relevante. Ademais, evidenciou-se a necessidade constante da busca por novos caminhos para o processo ensino-aprendizagem geográfica.
Descrição: BARROS, N. F. de. A utilização do livro didático de Geografia a partir do conteúdo "Brasil Rural" no estágio supervisionado. 2018. 47p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18234
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - NATÁLIA FARIAS DE BARROS.pdf815.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.