Resumo:
O objetivo deste trabalho está em apresentar uma leitura da obra Chapeuzinho
Amarelo, do escritor Chico Buarque, verificando o comportamento da personagem em
relação ao medo. A escolha desta obra se justifica pelo fato desta se inserir no
universo da literatura infantil e pautar em sua narrativa os elementos da magia e do
medo, aspecto que atrai o leitor em formação. O livro mostra de uma forma lúdica e
significativa a relação da personagem Chapeuzinho Amarelo com o medo existente,
fazendo com que ela se isole do mundo, passando a viver apenas controlada por suas
fobias. A obra foi analisada com apoio de pressupostos de Bettelheim (1996) Coelho
(1999), Cunha (2003), Machado e Zilberman (2003), dentre outros. Observa-se nesta
obra contemporânea a superação da menina ao enfrentar o medo transformando-o
em motivos de risos, brincadeiras pondo em xeque problemas emocionais existentes
no universo da magia do conto. A trama mostra que, ao encarar o medo, em vez de
paralisar, levou a personagem à superação, escapando, com talento e coragem
àquela situação opressiva criada.
Descrição:
SOUSA, A. M. V. B. de. A simbologia da superação em O chapeuzinho amarelo que mudou de tom. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.