dc.contributor.author |
Cirilo, Suzana dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2019-02-22T18:42:53Z |
|
dc.date.available |
2019-02-22T18:42:53Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
CDD 353.5 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18239 |
|
dc.description |
CIRILO, S. dos S. Os impactos do programa Bolsa Família sobre a assiduidade e o rendimento escolar dos/as alunos/as do 4º ano da escola Santino, localizada no brejo paraibano. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Percebendo a importância das Políticas Públicas na diminuição das desigualdades sociais ainda
presentes em nossa contemporaneidade, o presente trabalho tem como objetivo verificar os
impactos do Programa Bolsa Família no que tange ao acesso e permanência das crianças na
escola, considerando especificamente a assiduidade e o rendimento escolar. A metodologia
aplicada neste estudo configura-se como qualitativa do tipo bibliográfica, documental e
posteriormente de campo. Os dados foram coletados na Escola Santino, localizada no brejo
paraibano. Inicialmente fiz uma entrevista semiestruturada com a gestora da escola, em seguida
apliquei um questionário com as professoras das três turmas do 4° ano, e solicitei as mesmas
os diários de classe para coletar dados a respeito da assiduidade e rendimento educacional dos
alunos/as. Com os pais, apliquei novamente a entrevista semiestruturada. Esta pesquisa foi
embasada nas reflexões desenvolvidas por: Campello (2018), Frigoto (2010), Oliveira (2010),
Silva (2007), dentre outros. O estudo permitiu concluir que o PBF tem um impacto bastante
positivo na superação da pobreza, como também possibilita o acesso das crianças e adolescente
a escola, porém, mesmo sendo uma das condicionalidades manter a frequência escolar mínima,
os educandos faltam bem mais que os não beneficiados. Com relação ao desempenho
educacional, analisei as notas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática assim, foi
possível constatar que não acontece muita diferença entre quem é beneficiário ou não do
programa, o nível de conhecimento é bem semelhante. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Marcelo Saturnino da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Bolsa Família |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Vulnerabilidade social |
pt_BR |
dc.title |
Os impactos do programa Bolsa Família sobre a assiduidade e o rendimento escolar dos/as alunos/as do 4º ano da escola Santino, localizada no brejo paraibano |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |