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Os impactos do programa Bolsa Família sobre a assiduidade e o rendimento escolar dos/as alunos/as do 4º ano da escola Santino, localizada no brejo paraibano

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dc.contributor.author Cirilo, Suzana dos Santos
dc.date.accessioned 2019-02-22T18:42:53Z
dc.date.available 2019-02-22T18:42:53Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 353.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18239
dc.description CIRILO, S. dos S. Os impactos do programa Bolsa Família sobre a assiduidade e o rendimento escolar dos/as alunos/as do 4º ano da escola Santino, localizada no brejo paraibano. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Percebendo a importância das Políticas Públicas na diminuição das desigualdades sociais ainda presentes em nossa contemporaneidade, o presente trabalho tem como objetivo verificar os impactos do Programa Bolsa Família no que tange ao acesso e permanência das crianças na escola, considerando especificamente a assiduidade e o rendimento escolar. A metodologia aplicada neste estudo configura-se como qualitativa do tipo bibliográfica, documental e posteriormente de campo. Os dados foram coletados na Escola Santino, localizada no brejo paraibano. Inicialmente fiz uma entrevista semiestruturada com a gestora da escola, em seguida apliquei um questionário com as professoras das três turmas do 4° ano, e solicitei as mesmas os diários de classe para coletar dados a respeito da assiduidade e rendimento educacional dos alunos/as. Com os pais, apliquei novamente a entrevista semiestruturada. Esta pesquisa foi embasada nas reflexões desenvolvidas por: Campello (2018), Frigoto (2010), Oliveira (2010), Silva (2007), dentre outros. O estudo permitiu concluir que o PBF tem um impacto bastante positivo na superação da pobreza, como também possibilita o acesso das crianças e adolescente a escola, porém, mesmo sendo uma das condicionalidades manter a frequência escolar mínima, os educandos faltam bem mais que os não beneficiados. Com relação ao desempenho educacional, analisei as notas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática assim, foi possível constatar que não acontece muita diferença entre quem é beneficiário ou não do programa, o nível de conhecimento é bem semelhante. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marcelo Saturnino da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Programa Bolsa Família pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Vulnerabilidade social pt_BR
dc.title Os impactos do programa Bolsa Família sobre a assiduidade e o rendimento escolar dos/as alunos/as do 4º ano da escola Santino, localizada no brejo paraibano pt_BR
dc.type Other pt_BR


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