Resumo:
Percebendo a importância das Políticas Públicas na diminuição das desigualdades sociais ainda
presentes em nossa contemporaneidade, o presente trabalho tem como objetivo verificar os
impactos do Programa Bolsa Família no que tange ao acesso e permanência das crianças na
escola, considerando especificamente a assiduidade e o rendimento escolar. A metodologia
aplicada neste estudo configura-se como qualitativa do tipo bibliográfica, documental e
posteriormente de campo. Os dados foram coletados na Escola Santino, localizada no brejo
paraibano. Inicialmente fiz uma entrevista semiestruturada com a gestora da escola, em seguida
apliquei um questionário com as professoras das três turmas do 4° ano, e solicitei as mesmas
os diários de classe para coletar dados a respeito da assiduidade e rendimento educacional dos
alunos/as. Com os pais, apliquei novamente a entrevista semiestruturada. Esta pesquisa foi
embasada nas reflexões desenvolvidas por: Campello (2018), Frigoto (2010), Oliveira (2010),
Silva (2007), dentre outros. O estudo permitiu concluir que o PBF tem um impacto bastante
positivo na superação da pobreza, como também possibilita o acesso das crianças e adolescente
a escola, porém, mesmo sendo uma das condicionalidades manter a frequência escolar mínima,
os educandos faltam bem mais que os não beneficiados. Com relação ao desempenho
educacional, analisei as notas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática assim, foi
possível constatar que não acontece muita diferença entre quem é beneficiário ou não do
programa, o nível de conhecimento é bem semelhante.
Descrição:
CIRILO, S. dos S. Os impactos do programa Bolsa Família sobre a assiduidade e o rendimento escolar dos/as alunos/as do 4º ano da escola Santino, localizada no brejo paraibano. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.