UEPB - Repositório Digital

Avaliação da aprendizagem escolar: uma interpretação sobre a concepção e a prática das docentes da Escola Municipal Governador Antônio Mariz

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pontes, Joanilson Gonçalves de
dc.date.accessioned 2019-02-25T15:33:41Z
dc.date.available 2019-02-25T15:33:41Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 370.154
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18253
dc.description PONTES, J. G. de. Avaliação da aprendizagem escolar: uma interpretação sobre a concepção e a prática das docentes da Escola Municipal Governador Antônio Mariz. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste artigo foi analisar a concepção de avaliação da aprendizagem através do olhar de duas docentes que exercem à docência em turmas de 2º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Governador Antônio Mariz, localizada no município de Dona Inês, Paraíba. A análise foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico, com leitura e fichamento do material. Em seguida, foi realizada a aplicação de duas entrevistas, abordando questões a respeito da avaliação – e de aspectos a ela atrelados, no cotidiano escolar. As professoras A e B, no tocante o planejamento e a avaliação, possuem as suas práticas docentes similares, havendo poucas diferenças notáveis entre as mesmas, principalmente relacionadas a aplicação dos conteúdos em sala de aula. Ambas estão sempre participando de cursos de formação continuada para uma melhor qualidade de ensino dos/as alunos/as desta referida instituição de ensino. Notou-se em sala de aula, a partir da observação realizada, alguns instrumentos avaliativos diferentes da Professora B, como por exemplo: a escrita, a produção textual e a maneira com que o/a aluno/a se comporta, onde ficou notória a participação, a interação e o dinamismo dos/as mesmos/as nas atividades propostas pela docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ingrid Karla Cruz Biserra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Dona Inês/PB pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem escolar: uma interpretação sobre a concepção e a prática das docentes da Escola Municipal Governador Antônio Mariz pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta