Resumo:
O objetivo deste artigo foi analisar a concepção de avaliação da aprendizagem através do
olhar de duas docentes que exercem à docência em turmas de 2º ano do ensino fundamental
na Escola Municipal Governador Antônio Mariz, localizada no município de Dona Inês,
Paraíba. A análise foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico, com leitura e
fichamento do material. Em seguida, foi realizada a aplicação de duas entrevistas, abordando
questões a respeito da avaliação – e de aspectos a ela atrelados, no cotidiano escolar. As
professoras A e B, no tocante o planejamento e a avaliação, possuem as suas práticas docentes
similares, havendo poucas diferenças notáveis entre as mesmas, principalmente relacionadas a
aplicação dos conteúdos em sala de aula. Ambas estão sempre participando de cursos de
formação continuada para uma melhor qualidade de ensino dos/as alunos/as desta referida
instituição de ensino. Notou-se em sala de aula, a partir da observação realizada, alguns
instrumentos avaliativos diferentes da Professora B, como por exemplo: a escrita, a produção
textual e a maneira com que o/a aluno/a se comporta, onde ficou notória a participação, a
interação e o dinamismo dos/as mesmos/as nas atividades propostas pela docente.
Descrição:
PONTES, J. G. de. Avaliação da aprendizagem escolar: uma interpretação sobre a concepção e a prática das docentes da Escola Municipal Governador Antônio Mariz. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.