Resumo:
Hoje, com as evoluções do sistema do ensino, é cada vez mais evidente falar em educação
inclusiva, esta, centra-se na concepção de uma educação de qualidade para todos, respeitando
a diversidade, as diferenças e as necessidades de cada aluno. Contudo, a efetivação desse
principio de inclusão não é tarefa fácil, este processo é resultado de árduas lutas e
reivindicações que enfrenta muitos entraves para efetivar-se. E para que haja a sua realização
no âmbito escolar é inegável que deverá se fazer presente um trabalho colaborativo entre a
escola e a família, esta com o papel impulsionador dentro do processo de desenvolvimento
dos filhos e/ou parentes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Portanto, a
participação da família é de importância vital e vem sendo incentivado no sentido de uma
parceria indispensável para o processo da inclusão, participando das decisões, estratégias e
ações viáveis para a integração e desenvolvimento do aluno com NEE no âmbito escolar.
Assim sendo, este trabalho terá como objetivo analisar a importância da família para a
inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais, a fim de compreender as mútuas
influências que a relação, escola/professor/família, reflete nesse processo de inclusão a partir
da visão e avaliação dos professores, sendo este, o elo fundamental de ligação entre a escola e
o aluno. Como também, figura importante no processo ensino-aprendizagem, pois cabe a ele a
incumbência de instruir, orientar, estimular e incentivar os alunos com Necessidades
Educacionais Especiais a descobrir suas potencialidades. A pesquisa será na quanti-qualitativa
de caráter exploratório e amostra do tipo intencional. E quanto aos instrumentos de coleta de
dados, procedeu-se a partir das consultas às fontes bibliográficas, a observação participante,
consultas às fontes documentais (Projeto Político-Pedagógico da escola e Proposta Inclusiva),
além da realização de entrevistas semi-estruturadas. Assim, a partir da reflexão sobre os dados
desta pesquisa, ficou assinalado que as famílias ao estabelecerem atitudes cooperativas junto à
escola favorecem para a efetivação da inclusão, da mesma forma que, na escola, atitudes de
abertura e disponibilidade para atender os alunos com NEE configuraram-se como
fundamentais para a interação e desenvolvimento desses alunos. Constatou-se também, que
atitudes de preconceito, barreiras atitudinais, déficit na formação de professores e a falta de
participação e acolhimento das famílias afetavam de forma negativa o processo de inclusão.
Assim, a reflexão sobre os dados desta pesquisa confirmam que a relação entre escola e
família influencia diretamente na inclusão do aluno com NEE no ambiente escolar.
Descrição:
MOURA, Y. C. P. A percepção dos professores em relação ao papel da família na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: um recorte às escolas de Campina Grande - PB. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012