UEPB - Repositório Digital

A literatura surda e sua importância nas aulas de língua portuguesa em salas inclusivas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Lucileia Cruz da
dc.date.accessioned 2019-02-25T15:48:37Z
dc.date.available 2019-02-25T15:48:37Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.912
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18261
dc.description COSTA, L. C. da. A literatura surda e sua importância nas aulas de língua portuguesa em salas inclusivas. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar a importância da Literatura Surda nas aulas de Língua Portuguesa e sua divulgação no meio educacional para o conhecimento tanto para os alunos surdos quanto para os ouvintes. Dessa forma, discorre ao longo desse trabalho a relevância das produções literárias surdas, em seu aspecto geral, para o desenvolvimento cognitivo, crítico, intelectual e social da comunidade surda e ouvinte. Para embasamento, se utiliza como aporte teórico autores como: Strobel (2008), Mourão (2012), Karnopp (2008), Morgado (2011), Silveira (2013), dentre outros. Tendo em vista que a pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativo e, considerando o principal objetivo apresentado anteriormente, se traz, por fim, uma análise feita a partir de um questionário destinado a professores de Língua portuguesa com turmas inclusivas: surdos e ouvintes. Diante dessa análise foi possível verificar de que maneira está sendo realizada a utilização da Literatura Surda nas aulas de Português em turmas inclusivas e consequentemente como acontece de fato sua divulgação e dessa forma, se percebe que essa divulgação não ocorre de modo satisfatório, impossibilitando tanto o conhecimento de um número maior de pessoas quanto à eficácia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos, algo que poderia proporcionar uma experiência rica e bem mais reflexiva, levando em consideração suas potencialidades cognitivas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura Surda pt_BR
dc.subject Cultura surda pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.title A literatura surda e sua importância nas aulas de língua portuguesa em salas inclusivas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta