Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar a importância da Literatura Surda nas aulas de
Língua Portuguesa e sua divulgação no meio educacional para o conhecimento tanto para os
alunos surdos quanto para os ouvintes. Dessa forma, discorre ao longo desse trabalho a
relevância das produções literárias surdas, em seu aspecto geral, para o desenvolvimento
cognitivo, crítico, intelectual e social da comunidade surda e ouvinte. Para embasamento, se
utiliza como aporte teórico autores como: Strobel (2008), Mourão (2012), Karnopp (2008),
Morgado (2011), Silveira (2013), dentre outros. Tendo em vista que a pesquisa é de cunho
qualitativo-interpretativo e, considerando o principal objetivo apresentado anteriormente, se
traz, por fim, uma análise feita a partir de um questionário destinado a professores de Língua
portuguesa com turmas inclusivas: surdos e ouvintes. Diante dessa análise foi possível
verificar de que maneira está sendo realizada a utilização da Literatura Surda nas aulas de
Português em turmas inclusivas e consequentemente como acontece de fato sua divulgação e
dessa forma, se percebe que essa divulgação não ocorre de modo satisfatório,
impossibilitando tanto o conhecimento de um número maior de pessoas quanto à eficácia no
processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos, algo que poderia proporcionar uma
experiência rica e bem mais reflexiva, levando em consideração suas potencialidades
cognitivas.
Descrição:
COSTA, L. C. da. A literatura surda e sua importância nas aulas de língua portuguesa em salas inclusivas. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.