UEPB - Repositório Digital

Um olhar sobre as itacoatiaras do Ingá-PB: entre uso das fontes, saberes e sensibilidades no ensino de História

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rocha Júnior, José Herculano da
dc.date.accessioned 2019-02-25T19:11:28Z
dc.date.available 2019-02-25T19:11:28Z
dc.date.issued 2018-12-05
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18283
dc.description ROCHA JÚNIOR, J. H. da. Um olhar sobre as itacoatiaras do Ingá-PB: entre uso das fontes, saberes e sensibilidades no ensino de História. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem por objetivo analisar a didatização da Pedra do Ingá no espaço escolar através do ensino de História a partir do diálogo interdisciplinar com a Educação Patrimonial, bem como verificar o papel educativo deste monumento perante sua importância arqueológica, antropológica, artística e histórica. E, nesse contexto, enfatizaremos a memória e os saberes históricos junto as sensibilidades e ao processo identitário que o mesmo é capaz de apresentar no cenário ingaense. Nossa delimitação temática propõe uma experiência do uso da metodologia do Ensino Patrimonial como ferramenta alternativa para dialogar em sala de aula o valor da memória e de uma identidade local. Analisaremos os pontos positivos dessa abordagem e as dificuldades em aplicá-la em sala de aula, o que possibilita ponderar aulas mais atrativas além de suscitar o desejo por aulas socioconstrutivistas. Dessa forma, discutimos o tema no campo do Ensino de História a partir de interlocuções teóricas com Schmidt (2009), Pesavento (1999, 2005), Martin (2008), Funari (2009) e Le Goff (1985) no sentido de problematizar uma Educação Patrimonial voltada à identidade e para a memória regional. Recorremos aos relatos orais de gestores, supervisores e docentes como fonte analisada à luz da metodologia em História Oral, cujos personagens estão há anos contribuindo para a melhoria do ensino da cidade de Ingá-PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Flávio Carreiro de Santana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Educação patrimonial pt_BR
dc.subject Pedra do Ingá - Paraíba pt_BR
dc.subject História da Paraíba pt_BR
dc.title Um olhar sobre as itacoatiaras do Ingá-PB: entre uso das fontes, saberes e sensibilidades no ensino de História pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta